Consequências do mau uso de óculos de segurança e como usá-los corretamente

Para um profissional do ramo de construções, indústrias químicas, textil, etc…, os EPIs são fundamentais na prevenção de acidentes e ferimentos mais graves. Quando o assunto são os olhos, então, o cuidado deve ser redobrado, pois os acidentes podem acontecer repentinamente, sem o indivíduo perceber e, quando ele notar, sintomas como hiperemia, irritação ou sensação de corpo estranho, a hora de agir pode já ter passado.

As lesões oculares mais encontradas são as de úlceras traumáticas, queimaduras, contusões e, até, a temida perfuração do globo ocular. Os sintomas mais comuns são: dor, baixa da visão, lacrimejamento forte, fotofobia, secreção ocular e mesmo uma simples vermelhidão. Por isso, o uso de óculos de proteção se faz necessário para evitar acidentes que podem ocasionar problemas sérios, como os citados acima.

Mas se você, que usa óculos de segurança, ainda assim se sente desconfortável ou desprotegido, talvez a resposta para o seu problema esteja na fabricação do óculos.

Óculos com lentes inadequadas ou erros na altura e distância pupilar resultam em problemas como a visão embarassada, fortes dores de cabeça, dupla imagem e impossibilidade dos músculos de fazer a fusão das imagens.

Para usá-los corretamente, a ótica especializada deverá analisar o posto de trabalho, as distâncias para a atividade, as condições gerais do ambiente (iluminação), para poder observar a existência, ou não, de reflexos inadequados e os tipos de riscos que o trabalho oferece. Assim, será determinado o tipo de material utilizado na lente, bem como o tipo de armação do óculos, de acordo com o rosto do trabalhador.

Nessas horas, algumas dicas também são válidas para não comprometer a utilização do equipamento, como manter as lentes sempre limpas com água e sabão, umidecendo-as antes dessa limpeza; não apoiar os óculos com as lentes para baixo e não deixá-lo cair, a fim de evitar danos que podem ser irreparáveis; retirá-lo do estojo com cuidado e abrindo o mesmo completamente; e, por fim, evitar deixar os óculos em ambientes de temperaturas extremas, como porta-luvas ou próximo de fornos e secadores.

Quando estiver na dúvida se tantas recomendações são mesmo necessárias, lembre-se que, perto de uma aposentadoria forçada e de consequências muito mais graves, elas não são nada…

Artigos relacionados:

Conheça outros artigos sobre Óculos de Segurança.

Termos relacionados: ,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será divulgado.
Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>